terça-feira, 24 de agosto de 2010

Tfg - Fotos do Ambiente

O quarto tem 10,80 m² e não é apenas utilizado como área de descanço pela cliente, mais tambem o local onde faz desenhos, trabalhos da faculdade e onde pinta as camisetas. Por ser um local pequeno e possuir muitos objetos, a atual aparência traz uma sensação de desorganização. Entre os problemas retratados pela cliente os principais são a pouca iluminação do ambiente e a falta de espaço. Pelas fotos da para se ter uma idéia melhor do ambiente.



sexta-feira, 20 de agosto de 2010

TFG - Estudo de Caso

Eu tive alguns problemas na hora de escolher o estudo de caso, devido a falta de informações disponiveis sobre o projeto ou sobre o autor do projeto. Mas enfim acabei encontrando um que se assemelha ao meu, por ser um ambiente pequeno, e o problema de circulação ter sido resolvido perfeitamente pela arquiteta.

Arquiteta: Paula Magnani


Paula Magnani é uma jovem arquiteta que costuma unir a forma e a função em seus projetos. Para criar bases para seus projetos costuma fazer pesquisas em livros de Arquitetura e Interiores e se mantém sempre interada das novidades sobre mobiliário e acabamentos.
Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie em São Paulo, e desde 2002 possui o seu próprio escritório.

O Projeto

O desafio de Paula nesse projeto era aproveitar o pequeno espaço de 11,80 m² do quarto. Para isso a arquiteta projetou móveis que roubassem menos espaço, como por exemplo a placa com apenas 4 cm de espessura, de madeira ebanizada, que abrange todo o comprimento da parede principal, que foi projetada para substituir uma cabeceira tradicional de cama. A base da cama fica solta do painel para facilitar a limpeza.
Com essa solução Paula obteve uma confortável área de circulação de 82 cm entre a cama e o móvel da TV.
A televisão foi acoplada ao quarto por ser um desejo dos moradores, os aparelhos foram acomodados em um banco, cujo vão entre as prateleiras ficaram na medida para que fosse acomodado os equipamentos de DVD e som. Para dar um aspecto organizado ao ambiente, a fiação foi embutida em canduítes por dentro da parede, para evitar que os fios ficassem expostos.


A escolha por poucos móveis e o layout que foi desenvolvido permitiram a facil circulação pelo ambiente, e deram a impressão que o quarto é maior do que realmente é, trazendo assim uma confortável sensação de organização.

 

Fonte: Site casa  
          Paula Magnani


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Encontro Marcado


Olhando uma revista de design esses dias, eu vi uma foto desse projeto, achei interessante e fui procurar o que era, é um projeto de uma artista contemporânea chamada Regiane Pinceratto, o projeto chama "Encontro Marcado". 
Ela entregou 80 caixinhas de acrílico para pessoas que foram especiais de alguma forma para ela, e pediu para que cada pessoa colocasse algo que a representasse dentro da caixinha, então foi marcado um encontro onde cada um entregou a sua caixinha e com elas foi formado um cubo. Achei a idéia bem legal, alem de ficar bonito, é uma forma diferente de ter com você lembranças de pessoas que foram especiais.


Fonte: Soma Arte
Regiane Pinceratto

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tfg- A cliente


Karine de Paula Caires é uma jovem de 20 anos, solteira, estudante de Design Gráfico, trabalha na área de produtividade e qualidade. Mora com os pais, é fã de musica latino americana e samba, tem como hobbye stencil e costura.

Objetivo

O objetivo do blog é fazer um registro do meu trabalho de graduação, para a matéria de portifólio e hipermídia.
O projeto escolhido foi o de um quarto, no qual os principais problemas são a falta de espaço e a pouca iluminação do local. A intenção é projetar um novo layout que se adapte as atividades que são realizadas no quarto, que não é apenas utiliozado como área de descanso pela cliente, mas é também utilizado como local onde faz seus desenhos, trabalhos da faculdade e onde pinta camisetas. Além de deixar o ambiente esteticamente mais bonito, agradável e organizado.