sexta-feira, 20 de agosto de 2010

TFG - Estudo de Caso

Eu tive alguns problemas na hora de escolher o estudo de caso, devido a falta de informações disponiveis sobre o projeto ou sobre o autor do projeto. Mas enfim acabei encontrando um que se assemelha ao meu, por ser um ambiente pequeno, e o problema de circulação ter sido resolvido perfeitamente pela arquiteta.

Arquiteta: Paula Magnani


Paula Magnani é uma jovem arquiteta que costuma unir a forma e a função em seus projetos. Para criar bases para seus projetos costuma fazer pesquisas em livros de Arquitetura e Interiores e se mantém sempre interada das novidades sobre mobiliário e acabamentos.
Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie em São Paulo, e desde 2002 possui o seu próprio escritório.

O Projeto

O desafio de Paula nesse projeto era aproveitar o pequeno espaço de 11,80 m² do quarto. Para isso a arquiteta projetou móveis que roubassem menos espaço, como por exemplo a placa com apenas 4 cm de espessura, de madeira ebanizada, que abrange todo o comprimento da parede principal, que foi projetada para substituir uma cabeceira tradicional de cama. A base da cama fica solta do painel para facilitar a limpeza.
Com essa solução Paula obteve uma confortável área de circulação de 82 cm entre a cama e o móvel da TV.
A televisão foi acoplada ao quarto por ser um desejo dos moradores, os aparelhos foram acomodados em um banco, cujo vão entre as prateleiras ficaram na medida para que fosse acomodado os equipamentos de DVD e som. Para dar um aspecto organizado ao ambiente, a fiação foi embutida em canduítes por dentro da parede, para evitar que os fios ficassem expostos.


A escolha por poucos móveis e o layout que foi desenvolvido permitiram a facil circulação pelo ambiente, e deram a impressão que o quarto é maior do que realmente é, trazendo assim uma confortável sensação de organização.

 

Fonte: Site casa  
          Paula Magnani


Nenhum comentário:

Postar um comentário